Tenho recebido muitas perguntas de jovens adultos angustiados com o seguinte problema:
– Fizeram o Supletivo/Ensino Médio, em geral, à distância;
– Pagaram todas as mensalidades;
– Receberam o certificado do Ensino Médio.
Mas ao prestar o vestibular e serem selecionados no ato da matrícula na faculdade se deparam com um grande pesadelo:
“ O seu certificado de ensino médio não é válido.”
Se forem do Estado de São Paulo:
“ O seu certificado de ensino médio não é válido e seu nome não consta do GDAE.”
Coloque-se nesta situação!
Mas tem casos piores:
Você ingressa no Ensino Superior, termina o curso, pagou todas as mensalidades e na hora de receber o seu diploma de graduação é informado pela secretaria da faculdade:
“ Não podemos conferir-lhe o diploma porque o seu certificado de ensino médio não é válido.”
Estes casos relatados acima não são exceções. São vários casos iguais a estes que são relatados aqui no blog e fico pasma e me pergunto: como é que há tanta escola de supletivo de ensino médio,na modalidade à distância fajuta?
Diante do pesadelo, estes jovens adultos saem em busca de informação: o primeiro passo é ir até a escola. Mas cadê a escola? Sumiu. Não há como entrar em contato porque a escola encerrou as atividades deixando-os a ver navios.
Soube de um caso recente de um casal que conquistou na Justiça o direito de regularizar o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ambos fizeram a matrícula no Colégio Borba Gato em São Paulo e nele estudaram o conteúdo à distância, mas fizeram as avaliações presenciais, isto é, na sede do colégio. Ocorre que não sabiam que o Colégio Borba Gato era, na verdade, um pólo de ensino à distância do Centro Educacional Carioca, a escola localizada no Rio de Janeiro.
Uma escola do Rio de Janeiro não pode certificar um aluno que mora em São Paulo mesmo que o ensino seja feito a distância e o mesmo ocorre com escolas de São Paulo que não possuem autorização para ensinar a distância alunos de outros Estados. Se isso ocorrer o certificado de conclusão não é validado.
Neste caso, o juiz expediu ofício ao Secretário de Educação dar visto confere nos certificados e registrar o casal no GDAE.
De modo que se você está vivendo esta mesma situação, entre em contato, posso ajudá-lo, seja analisando o seu caso para lhe orientar. Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Olá, eu cursei o eja particular por apenas 5 meses, fiz algumas provas, mas acabei concluindo antes pelo ensino médio. Gostaria de saber se essa matrícula e essas notas vão constar no meu currículo escolar ou se vai constar apenas a conclusão pelo enem.
AndersonR .. não sei lhe informar isso.. terá que perguntar no órgão que emitirá o seu histórico escolar e certificado, ok? Vou ficar lhe devendo essa..
abraços
Ok, Professora. Bom, o meu único medo de escola pública são as greves.
Só mais uma pergunta.
Eu passei em todas no Enem menos em Ciências da Natureza, então eu acho que terminaria bem rápido.. se eu terminar em 6 meses com quanto tempo mais ou menos demora pra aparecer no Diário Oficial e receber o certificado(Contando que não tenha greve) ?
Maurílio, não tenho ideia… somente a Secretaria de Educação poderá lhe informar isso…
As escolas particulares de supletivo só faça se confirmar com a Secretaria de Educação que são credenciadas, caso contrário, cairá em arapucas …
abraços
Prof Sônia.
O supletivorapidorj é confiável ? É particular porém é um site muito bem articulado e popular, e não vejo nenhuma reclamação dele no google e nem no reclameaqui, esse site já funciona à tempos.
Gostaria de saber se este é confiável ?
Maurílio.. não sei lhe responder também porque não conheço, não tenho informações..
Quem pode lhe dar esta resposta é a Secretaria de Educação do seu Estado.
Entre em contato e pergunte se este supletivo é credenciado pela Secretaria de Educação, qual Parecer o credencia e por quanto tempo.
Eu recomendo, no entanto,sempre buscar escola pública que é certeza de não ter problemas.
ok?
abraços
Dra Sônia.
Pergunta simples. Em quanto tempo o advogado soluciona o problema ?
Maurício, não sei lhe responder esta pergunta que de simples nada tem.
Um processo depende do juiz.. trâmites.. talvez 6 meses ou mais…
ok?
abraços
OK! Obrigado. Vou continuar aguardando então. Abraço.
Olá, tudo bem professora Sônia. Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo excelente trabalho. Depois, gostaria de te perguntar sobre a dinâmica de respostas aqui no site. Faz já bastante tempo que fiz um comentário para tirar dúvidas e não obtive a resposta até então. Imaginei que a professora possa estar de férias. Mas, hoje, me ocorreu que meu comentário não tenha ido. Poderia me nortear? Obrigado.
Ramon, infelizmente não consigo responder todos os comentários no tempo que eles necessitam.
Estou com mais de 200 comentários aguardando resposta.
No final do ano e início de ano estou lotada de trabalho porque faço Recurso para alunos que reprovaram e não consigo atender tudo.
Sou eu mesma que respondo.. não terceirizo.. de modo que a dinâmica é o meu tempo.
Mas leio todos e respondo todos no meu tempo.
ok?
abraços!
Boa noite professora Sônia.
Eu percebi que a sra. ajuda quem lhe pede por aqui, e gostaria de saber o que a sra. acha da minha situação. Eu me formei em universidade federal a alguns anos atrás e, depois da formatura, decidi que faria uma nova graduação, desta vez, em uma universidade privada. Percebendo que não tinha mais copias originais de meu histórico escolar, fui em busca da tal instituição de ensino que me expedira o certificado de conclusão de ensino médio e, para minha grande surpresa, o negócio todo foi uma grande farça. Eu fiz uma prova de supletivo no estado de santa catarina, organizada por uma instituição do Rio de Janeiro chamada Colégio João Miró — só hoje entendo por que no momento da prova o ambiente em que ela era administrada me parecia tão estranho — e após todos estes anos, e já com diploma de ensino superior, descobri, por meio da internet, que meu certificado de conclusão do ensino médio não vale absolutamente nada. Depois de descobri-lo, verifiquei que de fato o certificado não apresenta carimbos oficais ou qualquer coisa do gênero; meu pai entrou em contato com o pessoal da secretária de educação do Rio de Janeiro (não exatamente com a S. de Educação, mas com o pessoal responsável pela expedição de uma segunda via) e se negaram a expedir-nos uma segunda via do documento, desta vez com os carimbos oficiais. Eu confesso que estou bastante preocupado, tenho perdido o sono; eu fiz a prova em boa fé; nem eu nem meu pai sabiamos que se tratava de uma fraude; mas também bastante perplexo porque não entendo como a universidade me expediu um diploma de graduação. Enfim, eu gostaria de saber se a sra. poderia me ajudar com duas dúvidas minhas:
1) O fato de uma universidade federak me conferir um diploma de graduação não valida, de alguma forma, meu diploma de ensino médio?
2) O que a sra. acredita que devo fazer? Procurar um advogado?
Sou-lhe eternamente agradecido pela atenção.
Henrique
Henrique…
Sim , procurar um advogado.
Vou lhe dar uma indicação do Rio de Janeiro , ok?
abraços
Pró, eu gostaria de saber se com o atestado de conclusão do ensino médio dado pelo Enem eu posso prestar concurso público?
2 – e se com o Supletivo eu posso prestar concurso público?
Davidson, sim , com certeza.
também… desde que o supletivo seja uma escola autorizada pela Secretaria de Educação.
ok?
abraços
Professora, Ja recebi, obrigado!
Eu fui vitima de um golpe de ensino médio. O problema é que em 2014 eu me formei na faculdade e eles não quiseram liberar meu diploma. Fiz ENEM para conseguir minha certificação do ensino médio e agora a faculdade está dizendo que para que eu consiga meu diploma da faculdade, eu preciso revalidar meu curso (que eu já havia concluído) fazendo todas as matérias que mudaram na grade como adaptação (total de 12 matérias). A faculdade pode mesmo fazer isso já que eu já estou formada? Posso entrar na justiça?
Carol, acho que você poderia tentar na Justiça resolver isso.. penso que fica mais barato…
Caso precise posso lhe indicar advogado, ok?
Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Professora, conclui o ensino médio por uma escola do Rio de Janeiro, chamada to latino. Entrei no nível superior e me formei me agora. A faculdade bloqueou minha colação devido a não resposta da seeduc.
Prof, eu mando minha documentação em janeiro para o Rio. Junto com a faculdade que tb encaminhou em janeiro. Eu obtive a resposta que o acervo da escola é incerto ou desconhecido… Com isso, não tenho o visto confere nem confirmação da veracidade. … Isso significa que terei de fazer de novo o ensino médio? Posso perder a graduação?
Obs a faculdade ainda não me comunicou de nenhuma reaposta da seeduc. . Eu sei disso porque eu encaminhei emails e tive o retorno com essa informação. A universidade está aguardando essa resposta formal ainda…
João, esta escola tem uma história…
1) Parecer CEE-RJ n.003/2007 – credencia o Instituto Latino de Ciência e Tecnologia em 5 anos , isto é, até 2012
2) Parecer CEE-RJ n.356/2015 – que não dá credencimento ao Instituto Latino de Ciência e Tecnologia, mas em 2015
Se o seu certificado é de 2012 ou antes tudo certo , caso contrário , terá problemas.
Um caminho é a Justiça
Outro caminho é fazer o ensino médio novamente, porém não resolve porque a data do fim do ensino médio e a do ingresso na faculdade não irão bater e a faculdade continuará sem lhe emitir o certificado e você terá que tentar a Justiça.
Eu recomendaria fazer uma consulta com advogada que posso lhe indicar . Ela é do Rio de Janeiro e está com casos a serem resolvidos desta escola ..
Se quiser entre em contato: saranha@mpcnete.com.br
abraços
Professora, boa tarde!
Enviei um comentário e não tive resposta, consegue visualizar o meu comentário?
Alexandre.. consigo.. mas o que não estou conseguindo é atender a todos.. vocês são centenas e eu sou uma para responder… vou chegar em você.. são 4h da madrugada e eu estou aqui..
abraços
Olá boa noite professor. Sonia o meu caso e o seguinte fiz a prova do Enem e coloquei que gostaria de usar a nota pra eliminação de matéria, conseguir os pontos necessários aí tinha a opção de pegar pelo instituto federal de são Paulo ou pelo estadual, só que pelo federal era quinze dias e pelo estadual três meses só que estava com um pouco de presa resolvi o que seria mais fácil pelo federal e claro, mais com isso arrumei uma dor de cabeça extrema fiz Etec e não consigo pegar o diploma pois falaram que minhas notas não estão no gdai só que o instituto federal não pública pois o gdai e estadual e agora não sei mais o que fazer.
Teria alguma solução?
Boa noite e obrigado
Ok fico aguardando obrigado!
Muito obrigado pela informação , tem como eu pagar e a senhora verificar se é válido meu certificado ? Porque eu estudei eu não comprei um certificado a escola é responsável pra fazer tudo dentro da lei más infelizmente isso não acontece !
Rubia, sim, você pode contratar os meus serviços para eu fazer uma busca e verificar o que temos.. entro em contato por e-mail, ok?
abraços
Olá professora Sônia vc consegue visualizar meus comentários ? Rsrs obrigado
Rubia Rios, consigo.. só não consigo responder a tempo a todos.. são centenas de comentários que estou respondendo.. e hoje é véspera de Natal.. consigo sim…
Professora Sonia, boa tarde!
No ano de 2000 realizei um curso supletivo na modalidade à distancia, depois de muitos anos em 2013 entrei por intermédio de vestibular em uma universidade e agora no 2º semestre de 2016 estou formado, só que em 2015 fui em busca de uma segunda via de meu certificado e assim descobri que o colégio onde fiz o supletivo a distancia não existia mais, fui na Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo – Diretoria de ensino Região Sul I e me responderam que não foram encontradas documentos que comprovassem a realização dos meus estudos e que o meu certificado é invalido.
O colégio onde fiz o supletivo a distancia é a Associação Educacional Formar Ltda – Colégio Formar de SP, esse colégio foi cassado em 2003 e o meu diploma foi do ano 2000, atras do diploma tem um carimbo de VISTO E CONFERIDO NOS TERMOS DA LEI FEDERAL TAL TAL TAL….. COM O NOME DA DIRETORA E O REG MEC….não sei se é esse o carimbo correto.
Estou bem preocupado viu..
O que faço agora, em 2017 tenho a minha colação de grau e a entrega de meu diploma.
Gostaria de um advogado para me instruir e se possivel entrar com algum tipo de recurso.
Alexandre.. ufa conseguir chegar até você… desculpa a demora…
vou lhe indicar uma advogada de São Paulo para verificar isso para você, ok?
Envio por e-mail
abraços
Olá, Profa. Sonia. Eu gostaria que me esclarecesse uma duvida. Eu fiz o EJA, porem fiquei devendo uma matéria. Eu tirei 432.3 em matemática, a matéria que estou devendo no ENEM. Queria saber se com essa nota, por faltar só uma matéria para mim, eu poderia usa-la. Também gostaria de saber, onde eu posso fazer uma prova da matéria que estou devendo, porque eu tenho minha conclusão do ensino médio, porem está incompleto no matemática. Quero cursar a faculdade no próximo ano, queria saber se tem algum supletivo que posso fazer que seja valido para a faculdade.
Karol,
1) Esta nota no ENEM não é válida, você teria que ter tirado pelo menos 450 .
2) Não porque é abaixo de 450.
3) Você deve procurar informação na Secretaria de Educação do seu Estado visando saber as escolas que oferecem EJA, ok?
abraços
Professora,bom dia!
O colégio onde fiz o supletivo a distancia é a Associação Educacional Formar Ltda – Colégio Formar de SP, esse colégio foi cassado em 2003 e o meu diploma foi do ano 2000, atras do diploma tem um carimbo de VISTO E CONFERIDO NOS TERMOS DA LEI FEDERAL TAL TAL TAL….. COM O NOME DA DIRETORA E O REG MEC….não sei se é esse o carimbo correto.
Estou bem preocupado viu.
Professora Sonia, boa tarde!
No ano de 2000 realizei um curso supletivo na modalidade à distancia, depois de muitos anos em 2013 entrei por intermédio de vestibular em uma universidade e agora no 2º semestre de 2016 estou formado, só que em 2015 fui em busca de uma segunda via de meu certificado e assim descobri que o colégio onde fiz o supletivo a distancia não existia mais, fui na Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo – Diretoria de ensino Região Sul I e me responderam que não foram encontradas documentos que comprovassem a realização dos meus estudos e que o meu certificado é invalido.
O que faço agora, em 2017 tenho a minha colação de grau e a entrega de meu diploma.
Gostaria de um advogado para me instruir e se possivel entrar com algum tipo de recurso.
Obrigado