Tenho recebido muitas perguntas de jovens adultos angustiados com o seguinte problema:
– Fizeram o Supletivo/Ensino Médio, em geral, à distância;
– Pagaram todas as mensalidades;
– Receberam o certificado do Ensino Médio.
Mas ao prestar o vestibular e serem selecionados no ato da matrícula na faculdade se deparam com um grande pesadelo:
“ O seu certificado de ensino médio não é válido.”
Se forem do Estado de São Paulo:
“ O seu certificado de ensino médio não é válido e seu nome não consta do GDAE.”
Coloque-se nesta situação!
Mas tem casos piores:
Você ingressa no Ensino Superior, termina o curso, pagou todas as mensalidades e na hora de receber o seu diploma de graduação é informado pela secretaria da faculdade:
“ Não podemos conferir-lhe o diploma porque o seu certificado de ensino médio não é válido.”
Estes casos relatados acima não são exceções. São vários casos iguais a estes que são relatados aqui no blog e fico pasma e me pergunto: como é que há tanta escola de supletivo de ensino médio,na modalidade à distância fajuta?
Diante do pesadelo, estes jovens adultos saem em busca de informação: o primeiro passo é ir até a escola. Mas cadê a escola? Sumiu. Não há como entrar em contato porque a escola encerrou as atividades deixando-os a ver navios.
Soube de um caso recente de um casal que conquistou na Justiça o direito de regularizar o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ambos fizeram a matrícula no Colégio Borba Gato em São Paulo e nele estudaram o conteúdo à distância, mas fizeram as avaliações presenciais, isto é, na sede do colégio. Ocorre que não sabiam que o Colégio Borba Gato era, na verdade, um pólo de ensino à distância do Centro Educacional Carioca, a escola localizada no Rio de Janeiro.
Uma escola do Rio de Janeiro não pode certificar um aluno que mora em São Paulo mesmo que o ensino seja feito a distância e o mesmo ocorre com escolas de São Paulo que não possuem autorização para ensinar a distância alunos de outros Estados. Se isso ocorrer o certificado de conclusão não é validado.
Neste caso, o juiz expediu ofício ao Secretário de Educação dar visto confere nos certificados e registrar o casal no GDAE.
De modo que se você está vivendo esta mesma situação, entre em contato, posso ajudá-lo, seja analisando o seu caso para lhe orientar. Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Olá, Sônia, Boa noite!
Eu sou Wallace, estou com uma dúvida! Fui na faculdade fazer o requerimento da colação de grau, porém, a faculdade me solicitou o certificado de conclusão de ensino médio, eu apresentei o histórico escolar e a publicação no diário Oficial do Estado. O nome da escola é Jardim Escola Triunfo, concluir o ensino médio em 2009, a publicação no diário oficial ocorreu em 2014. Estou preocupado, fui aprovado no Exame da Ordem- XXVlll, também estou em outra fase do concurso que passei. Estou pensando em entrar com uma liminar, pela inércia da faculdade. Minha dúvida é quando a escola Jardim Triunfo foi descredenciada da SEEDUC? Aguardo seu retorno.
Wallace,
1) A Escola Jardim Triunfo é uma escola extinta.
2) Era credenciada pelo Parecer CEE/RJ nº 939/02,
3) Foi descredenciada pelo Parecer Parecer CEE/RJ nº 089/07, publicado em 07/05/2009, a instituição ingressou com pedido de renovação de credenciamento e autorização de funcionamento nos termos da Deliberação CEE/RJ nº 297/06.
4) Não foi mais credenciada, segundo informa o Conselho de Educação do Estado de São Paulo em 2011.
Se você é do Estado do Rio de Janeiro, precisa abrir processo junto a SEEDUC para que ela encontre o seu prontuário em seus arquivos e emita “certidão com força de certificado”. Se a SEEDUC demorar uns 45 dias para responder daí você entra com uma ação de obrigação de fazer se o seu certificado tiver visto confere e estiver na data que a escola Jardim Triunfo ainda era credenciada.
Se você é de qualquer outro Estado daí fica difícil porque a escola Jardim Triunfo não tinha era credenciada para atuar fora do Estado do Rio de Janeiro.
Não resolve acionar judicialmente a sua faculdade para que emita o diploma… você precisa provar que tem o Ensino Médio.
Se você não é do Estado do Rio de Janeiro e não conseguir que a SEEDUC emita certidão com força de certificado, eu recomendaria você cursar o CEEJA (Se for do Estado de São Paulo)e se for de outro Estado prestar Encceja e obtendo um certificado válido e regular daí resolver o problema do diploma junto a faculdade, se não resultar, junto ao Conselho Nacional de Educação ou mesmo judicialmente visando a convalidação de estudos, porque haverá conflito de datas de término do Ensino Médio e ingresso do Ensino Superior.
ok?
Abraços
Olá, estou preocupado também porque fiz em 2012 na mesma escola, foi publicado e tudo mais. A faculdade rejeitou o diploma?
Boa tarde, Sônia uma pessoa pode cursa o ensino medio duas vezes ?
Carla, somente se um dos Ensino Médio era irregular, daí sim. Mas se você fez um Ensino Médio e ele foi regular, oferecido por escola credenciada, daí não pode.
bom dia
estava lendo alguns post por que tive a infelicidade de ir na faculdade hoje e eles pedirem o GDAE NUNCA TINHA OUVIDO FALAR KKKKK , fui aluno do EPEC-AVM estudei prestei a prova fui aprovado em 2008 , meu nome esta no diario oficial do estado do rio de janeiro , 17/03/2009 , meu certificado e valido certo ? , nele consta o R.A , NOME DA SECRETARIA E tem um SELO ..
me ajuda por favor
Robson, hummm esta escola já foi extinta, teve várias irregularidades, foi vendida para o Centro Educacional Carioca, enfim… as instituições do Estado de São Paulo não aceitam certificados da modalidade a distância desta escola, você terá problemas aqui.
De modo que recomendo que faça CEEJA (escola pública e flexível) no Estado de São Paulo há várias, verifique em seu município ou se mora na capital, no bairro mais próximo de sua residência.
Recomendo portanto se livrar deste certificado.. em geral não está a valer ..porque é ilegal estudar em um Estado e receber certificado de escola de outro Estado sem que esta escola tenha autorização de funcionamento junto a Secretaria de Educação de ambos Estados envolvidos, ok?
abraços
Boa tarde Sonia.
Conclui ensino médio em 2009. somente o 3º ano que fiz no Jardim Escola Triunfo Entidade Mantenedora Jardim Escola Vitória Ltda Me Cnpj 02.194.100/0001-21. e agora descubro que pode ser inválido, sendo que comecei falculdade agora, porem a faculdade disse que estava certo o historico e o certificado. e tambem tenho o nome do diário oficial 30/06/2010.
Moro em brasília, como vou resolver isso agora? Como descobrir se ele é inválido? na parte da frente tem assinatura da marcia Silveira – Diretora (que vi que ela cumpre medida cautelar) e de uma secretária. atrás tem a parte do histórico dizendo aprovado.e o fundamento legal: O presente certificado foi emitido com base no parecer nº 939 de 03 de setembro de 2002 do conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de janeiro,publicado no diário oficial/RJ de 22 de outubro de 2002, tendo, o mesmo,validade em todo o territorio nacional. O presente documento foi registrado so o nº ___ em FLS ___ dpo livro tal neste estabelecimento,conforme listagem publicada no D. O. de 30/06/2010 FLs11.
o que devo fazer? nao quero parar faculdade, quero mto resolver isso logo!
Fernanda, por intermédio da análise do documento é possível dizer se a priori é válido, mas quem poderá lhe informar oficialmente é a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
O problema é que terá que ir até o Rio em um Poupatempo ou junto a SEEDUC para abrir um processo solicitando esta verificação. Eles só aceitam pessoalmente.
Eu recomendo que faça outro EJA (supletivo em escola pública) ou preste o Enceeja (2020) para conquistar um novo e válido Ensino Médio .. ok?
abraços
Você resolveu ?
Olá. teve problema em aceitarem o certificado?
Também tenho o mesmo e estou com medo de ser falso.
Bom dia professora Sônia, terminei meu último ano do ensino médio em 2010 no pólo da minha cidade aqui no Paraná e recebi apenas meu histórico, e meu histórico é do centro carioca de ensino superior , parecer 30/2010 CEE/RJ.
Estou cursando, curso superior a distância, quando fiz a matrícula me pediram apenas o histórico e agora no meio do curso disseram que meu histórico não foi aceito e me pediram o certificado de concluinte e que publiquem meu nome no diário oficial para que meu diploma tenha validade. Fui até o pólo onde conclui meu ensino médio e eles me disseram que a escola fechou faz tempo e que iam verificar e entrava em contato comigo, disseram que talvez poderia ser caso de justiça que iam verificar com a adivogada deles, isso tem 3 dias, o que eu faço espero?
Jo, não faça nada por este polo que não é um polo e vão tirar mais dinheiro de você.
Sem certificado não é possível acionar a Justiça. Não faça isso porque vai perder a ação.
Quando entramos aqui na Justiça ela é feita no Estado do Rio de Janeiro, com certificado com visto confere, publicação do nome do concluinte no DOERJ, com histórico e com processo aberto e sem resposta na SEEDUC.
No seu caso não tem como fazer porque você não tem Ensino Médio porque este polo não tinha autorização de funcionamento no Estado do Paraná
De modo que recomendo que você curse novamente o Ensino Médio em supletivo público ou preste em 2020 o ENCEEJA, este ano infelizmente as inscrições encerraram em Maio.
ok? Infelizmente .. .terá que fazer um novo Ensino Médio, válido no Estado do Paraná para obter um certificado correto e dar continuidade aos seus estudos superiores.
abraços
Boa noite, professora Sônia, eles me deram um prazo de 90 dias pra me entregar histórico e certificado. Devo aguardar?
Jo, boa noite!
Hummm 90 dias é muito, heim?
Acho que você deve aguardar 45 dias. Depois disso se não tiver com o certificado, encaminha notificação-extrajudicial se tiver condições financeiras, melhor fazer via Cartório. Essa notificação via cartório dá um caráter bem formal e nesta notificação você pede a imediata emissão do certificado.
E esta notificação entregue pelo Cartório será um protocolo para você posteriormente, se precisar, acionar a Justiça.
Você pode também enviar a notificação pelo Correio, mas com AR. Mas pelo Cartório é mais eficiente… mas tem taxa para o Cartório fazer e entregar para você,verifique no Cartório mais próximo..
ok?
abraços
Bom dia Sônia, como disse conclui meu ensino médio no pólo da minha cidade em 2010 e recebi somente o histórico. Ele veio com o nome centro carioca, mas achei que com aquele documento conseguia fazer uma faculdade e fui com ele esse ano até uma faculdade a distância aqui na minha cidade e me matriculei, só que no meio do curso me disseram que meu histórico não era valido. Então fui no mesmo polo que conclui o ensino médio e eles me disseram que essa escola estava extinta. Mais que não era caso de justiça e que iam solicitar meu certificado e histórico válido. Mas acontece que a data não vai ser a que eu conclui que seria em 2010, vai vim com ano de 2016 a escola vai ser do rio de janeiro como se eu estivesse concluído meu ensino médio lá presencial. E como vai ser presencial o meu nome não será publicado no diário oficial. Mas me garantiram que os documentos são reconhecidos pelo mec. Mas não me passaram o nome da escola pq eles não sabem, fiquei na dúvida, não sei o que faço.
Jo, ah tá… Centro Educacional Carioca.. bem foi uma escola do Estado do Rio de Janeiro com autorização de funcionar apenas no Estado do Rio de Janeiro e para atender alunos da EPC-AVM.
Não há reconhecimento do MEC para Ensino Médio. Quem tem que reconhecer é a SEEDUC.
Infelizmente você foi vítima de estelionato, que é um crime.
Você pode fazer um Boletim de Ocorrência contra este lugar que lhe disse que em 90 dias apresentariam o certificado porque não o farão, porque o Centro Educacional Carioca foi extinto e não há como emitir um certificado até 2008!!
Você deve fazer um novo Ensino Médio, em escola pública de seu município ou CEEJA do seu Estado ou ainda prestar o ENCCEJA inscrição em Maio 2020 e exame em Agosto 2020.
ok?
abraços
Então Sônia me disseram que esse certificado vai vim com nome de outra escola, como se eu tivesse morado e estudado no rio de janeiro. Mas não foi o caso estudei aqui na minha cidade
ok… aguarde então…
Eles me deram essa opção que eu receber meu certificado e histórico teria que mudar a data e o nome da escola, seria outra escola com outra data no meu certificado mais com minhas notas e carga horária, isso pode ser crime? Foi um jeito que eles arrumou , mais que escola fornece certificado assim.
Jo , sim isso é crime de falsificação… cuidado …
Falsificação ideológica
Estelionato
crimes… se pegarem é prisão…
ok?
Cuidado…
Profa. Sônia boa tarde,
Fiz um supletivo no ano de 2011 durante 6 meses em Jundiai/SP, aulas todos os sábados, e a prova final foi realizada no RJ.
Me entregaram o historico escolar/certificado de conclusão em DEZ/2011.
Em 2014 me matriculei na faculdade pois pensei que tudo estaria ok, e realmente me matriculei sem problemas.
Este mês enviei toda documentação para emissão do meu diploma em ENGENHARIA no qual cursei 5 anos desde então e para minha surpresa meu certificado de conclusão foi acusado como INVALIDO.
Trata-se do certificado da INSTITUTO LATINO DE CIENCIA E TECNOLOGIA.
Agora não sei onde recorrer, pois terminei todo curso, já entreguei meu TCC, e agora essa dor de cabeça ….
Marcelo, recomendo que você cursei CEEJA. Em Jundiaí tem na Escola Estadual Paulo Mendes e Silva- Avenida Fernando Arens, 830 – Vila Arens/Vila Progresso, Jundiaí Telefone: (11) 4816-7541
CEEJA – Possui uma flexibilidade no horário, o aluno recebe o material didático e pode estudar de casa, podendo sempre que precisar recorrer aos professores presenciais.
Depois de conquistar um certificado de conclusão do Ensino Médio válido, vocÊ vai solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos, porque haverá conflito de datas entre a data de término do ensino médio x ingresso na faculdade e a faculdade não vai querer emitir o diploma. Mas nesta fase o seu problema já está quase a ser resolvido…
É possível também se o CNE demorar muito para dar um parecer acionar a Justiça.
ok?
abraços
Boa noite!!
Meu nome é Cristiane, eu e meu marido fizemos supletivo em uma escola, no bairro do Tatuapé.
Meu marido terminou a etec, e a instituição está pedindo o numero do GDAI, e nós não conseguimos achar. Pois a escola é do Rio de Janeiro. E no meu caso, estou terminando a Faculdade de pedagogia, em Agosto será minha colação, e ele estão pedindo o visto do diário oficial, e eu estou desesperada, não sei o que fazer. Se eu não tive esse numero eu não posso fazer a colação. Preciso de ajuda urgente
Cristiane,
Se vocês receberam certificado de um outro Estado não há GDAE, porque o GDAE é somente para alunos do Estado de São Paulo.
Infelizmente Cristiane, recomendo que faça CEEJA, supletivo em escola pública e flexível. Escola Clara Mantelli fica no Brás.
Após conquistar um certificado válido no Estado de São Paulo você terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos para a faculdade emitir o seu diploma em função do conflito de datas de término do Ensino Médio e ingresso no Ensino Superior.
ok?
abraços
fiz um supletivo na instituto latino de ciência e tecnologia/mantenedora: sistema objetivo de ensino,parecer 003/07-cee/RJ-d.o 14 de agosto de 2007. CNPJ 03.635.819/0001-13 email -matriz@ceadeducar.com.br no ano de 2011
só me deram a declaração de conclusão do ensino médio e foi publicado no diário oficial data 18 de julho 2011 n132 .
vou fazer um curso técnico e eles exigem o histórico escolar ,mas nao foi me dado isso. tentei contato com a escola mas nao tive sucesso e nas minhas pesquisas pela internet descobri que a escola fechou,nao sei o que fazer agora
Olá Michele,
Você tem que abrir um processo junto a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro via Poupatempo e após solicitar que encontrem o seu prontuário e o seu histórico escolar.
O site da SEEDUC faz semanas que está fora da rede…
Mas tente entrar em contato por intermédio deste telefone: Certificação, Diplomas, Escolas Extintas (Coordenação de Inspeção Escolar): (21) 2380-9375
ok?
abraços
Boa noite Sônia, minha dúvida é quase como as demais.. Eu fiz o ensino médio a distância, fiz as provas presenciais, porém a escola desapareceu, sumiu do mapa, na época eu morava no interior, enfim.. Tô buscando a resolução. Estou procurando eles, exatamente por meu nome não constar no gdae, sendo que estou com o vestibular Fatec agendado, gostaria de saber o seguinte. A prova da Fatec vem antes da prova do enceja. Meu advogado me orientou exatamente como vc, a prestar o enceja, então eu tô sem saber o que fazer, por que veja, a data do enceja será depois, então a data do gdae vira posterior ao meu ingresso na fatec, acha que irei me meter em problemas fazendo dessa maneira? Obrigada pela oportunidade de poder perguntar, estou quase maluca.
Aline,
Não há nada a ser feito se não prestar o ENCEEJA ou cursar o CEEJA (se você for do Estado de São Paulo, porque é um supletivo flexível, público e rápido)
Sim , haverá conflito de datas… melhor é resolver primeiro o Ensino Médio e depois a FATEC.. sem o Ensino Médio não há possibilidade de Ensino Superior, ok?
abraços
bom dia sônia tenho problema parecido ao dos demais , fiz o supletivo pelo centro educacional carioca fiz as provas em belo horizonte no centro da cidade onde a escola mantinha um polo trabalhei em varias empresas , nunca tive nenhum problema ai depois consegui um emprego em uma grande empresa também nunca tive problemas em relação ao certificado ,resolvi fazer um curso técnico em mineração fiz me formei a escola emitiu meu diploma sem problema algum
agora queria começar a faculdade , a faculdade me pediu o histórico escolar ai eu não tinha fui procurar na internet o endereço ou telefone da escola me deparei com seu blog com varias reclamações dessa escola , agora não sei se meu certificado escola vale ou não e estou com medo de começar a faculdade
Ricardo Borges
O Centro Educacional Carioca comprou a Escola EPEC AVM e tinha autorização de funcionamento até 31/12/2008.
Ocorre que esta escola teve autorização apenas para atuar em território fluminense e não para outros Estados.
O problema é que precisará do histórico escolar do Ensino Médio e se não tem não vai consegui-lo porque o Centro Educacional Carioca está extinto e a SEEDUC leva uma vida para lhe informar se há o seu prontuário arquivado .. em geral a resposta é negativa.
Eu se fosse você adiava um pouco o ingresso na faculdade e prestava o ENCEEJA de 2019. As inscrições começam em Maio e o exame será em Agosto. Assim obtendo outro certificado público você não terá nunca mais nenhum problema. ok?
Pode fazer porque com certeza o certificado que você tem não tem lastro, isto é, não tem validade sem o histórico escolar.
Preste ENCCEJA
Encceja 2019 terá inscrições entre 20 e 31 de maio…
A edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) está confirmada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma na manhã desta sexta-feira, 1º de março. As inscrições serão de 20 a 31 de maio. Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quiser participar em 2019 terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo. Os detalhes estarão no edital, previsto para abril. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente.
Saiba mais: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja
abraços
entao o meu curso tecnico que foi feito em escola normal com frequencia todos os dias tenho o diploma te tudo nao vale??
e como proceder na empresa onde trabalho poruqe como ja disse numca tive problema algum mas posso vir a ter algum dia como proceder vou nma emp´resa e explico a situaçao ?
mas eu fiz todas as provas no polo no centro educacional cario tenho publicaçao do diario oficial se eu for na secretaria do rio sera que nao consigo nada ??
porque a escola tecnica expediu meu diploma
Ricardo Borges.. respondendo:
1) entao o meu curso tecnico que foi feito em escola normal com frequencia todos os dias tenho o diploma te tudo nao vale?? Vale.. o problema que o Ensino Médio não.. então seria necessário
2) como proceder na empresa onde trabalho porque como ja disse nunca tive problema algum, mas posso vir a ter algum dia, como proceder vou na minha empresa e explico? Se der problema sim.. diga a verdade.. foi enganado.. mas usou de boa-fé.
3) mas eu fiz todas as provas no polo no centro educacional cario tenho publicaçao do diario oficial se eu for na secretaria do rio sera que nao consigo nada ?? O problema é que o tal polo não era escola!!! Agora tente.. acione a Justiça do Estado do Rio de Janeiro contra a SEEDUC e solicite uma certidão com força de certificado. Posso lhe indicar advogada no Rio que atua junto a esses casos de certificado. Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
bom dia novamente , entendi algumas mas continuo com algumas duvidas
entao meu curso tecnico que foi feito em escola normal frequencia tudo certo nao vale?
como devo proceder entao se me certificado do ensino medio nao vale devo ir no escritorio da empresa e explicar a situaçao ja que a empresa exije ensino medio completo ??
tem alguma forma juridicamente de resolver isso fazer o ensino medio normal e depois pedir outro certificado do curso tecnico vou perder meu emprego??
Ricardo Borges,
O seu curso técnico é válido apenas porque você tinha um Ensino Médio. Se o seu Ensino Médio não é válido, isto é, se você não tem Ensino Médio (porque foi vítima de uma fraude) compromete o ensino técnico mas não o invalida… não perde o que fez pode corrigir se for o caso.
Eu acho que você deva prestar o ENCCEJA inscrição em Maio exame em Agosto 2019 http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=73861 após conquistar o certificado válido daí sim fale e leve na empresa.
E se precisar fazer a correção no técnico daí tem que verificar como fazer isso junto a secretaria da escola e com o Conselho de Educação do Estado.
Entenda que você usou de boa-fé e foi enganado por isso poderá fazer as correções necessárias.
Pode também tentar a Justiça.. posso até lhe indicar advogada do Rio que atua nesta área.. entre em contato : saranha@mpcnet.com.br
att
Boa Noite. Fiz o primeiro e segundo anos do ensino médio em uma escola regular, estadual em 93 e o terceiro ano, por motivos de mudança, fiz suplencia em outra escola, em outro estado , sendo presencial regular, todos os dias, com duração de seis meses. Só que agora, depois desses anos todos, preciso do meu diploma ou certificado de conclusão, para pedir um benefício em meu emprego, que é incentivo a escolaridade tendo em vista, que só tenho o histórico, mas não aceitam, só os mencionados acima. Liguei para a escola e me disseram que não fornecem diploma nem certificado, somente histórico, por causa do curso, que na época se chamava científico. O que posso fazer pra conseguir meu diploma? Obrigado
Wagner, você deve buscar a Secretaria de Educação do seu Estado para saber se de fato a escola não pode emitir um certificado de conclusão do Ensino Médio e se apenas o documento é o histórico e se for peça uma certidão com força de certificado para que o seu empregador aceite o documento, ok?
abraços
Boa Noite gostaria de saber se o diploma e/ou histórico de graduação não tem número do GDAE? Pois o meu não consta no site do GDAE
Marcos Alexandre, o GDAE é um registro apenas de alunos do Estado de São Paulo de Educação Básica. Então, se você finalizou o Ensino Médio e tem certificado emitido por uma escola paulista é para ter o registro no GDAE.
Mas o ensino superior , graduação não tem… apenas o seu Ensino Médio é que consta.
Se não consta precisa verificar junto a Diretoria de Ensino (se você é aluno do Estado de São Paulo) o motivo, ok?
abraços
acabei a faculdade a cinco anosmas nunca voltei para pegar o certificado. como posso fazer isso?
Rogerio, tente primeiro solicitar o diploma junto a Secretaria da Graduação da sua falculdade, ok?
abraços
Boa noite. No ano de 2016, tentei fazer minha inscrição na ufjf, pois tinha conseguindo uma boa nota no enem,porem minha matricula foi indeferida, pois meu certificado de conclusão do ensino médio era do telecurso 2000, mas as aulas eram dadas no cesec da minha cidade. Somente as provas que eram feitas pelo telecurso 2000, e a universidade não reconhece como escola publica. cheguei a pedir uma declaração na prefeitura de minha cidade informando sobre esse convenio, mas mesmo assim, mentaram o deferimento. acho injusto um aluno que tirou um certificado pelo telecurso concorrer na Ampla concorrência.
Tirei agora 635 no enem desse ano, mas para mim não é motivo de alegria perante esse caso.
SE entrar na justiça, você acha que conseguiria manter como sendo escola publica. desde já agradeço a atenção.
Toninho, não sei lhe responder, porque precisa analisar o caso com apuro. Recomendo que constitua um advogado, leve todas as informações para ele a fim de que ele possa analisar os documentos e verificar.
A priori não se trata de escola pública. Escola pública é escola mantida pela União e Estado no caso do Ensino Médio. Convênios não são considerados públicos, mas, como eu disse precisa analisar o convênio para entender o caráter do mesmo, ok?
Att
Sonia, entao eu entrei no site GDAE, la consta o numero da publicacao tanto do ensino medio, tanto do fundamental, como vi que consta esse documento, devo continuar na faculdade? Sou o caso acima.
Carlos, se tem GDAE é porque você concluiu o Ensino Médio , sim deve continuar a faculdade porque está tudo certo… você tem concluído de forma correta o Ensino Médio e Fundamental, sem problemas…
abraços
Ola sonia, tudo bem?
Meu caso é o seguinte, fiz um supletivo rápido em uma escola na região do Tatuapé, ai logo em seguida entrei na faculdade, agora fiquei sabendo que esse diploma pode não ser valido, estou no 3 semestre da faculdade, eles aceitaram normal e nem me falaram nada até o momento, oque vc me aconselharia fazer?
sendo que vi por aqui, alguns casos de pessoas que chegam no final do curso e a escola não entrega o diploma, se ele realmente for invalido oque vc me aconselha fazer, trancar a faculdade ou cancelar tudo?
Carlos,
Opção 1 :
1) Cancelar a matricula;
2) Recomendo que faça CEEJA – Av. Alcântara Machado, 4188 – Brás, São Paulo, Telefone: (11) 2604-5849 supletivo público e flexível.. não precisa frequentar diariamente , faz as avaliações.
3) Com o certificado em mãos, volta para a faculdade com novo RA e depois vai pedindo equivalência de estudo das disciplinas que você já cursou e pronto.
Melhor fazer isso do que continuar…
Mas também pode…
Opção 2:
1) Continua na faculdade
2) Concomitante faz CEEJA
3) No final do seu curso superior a faculdade não emitirá o diploma porque haverá conflito de datas entre a data que finalizou no ensino médio e a data de ingresso então você terá que solicitar ao Conselho Nacional de Educação Convalidação de Estudos ou seguir para a Justiça para que a faculdade emita o diploma.
Eu acho mais fácil a 1a opção.
ok?
abraços
Profa Sônia, bom dia.
Concluí meu ensino médio em 2013, e fiquei com o histórico aguardando meu certificado. Em 2016, passei no ENEM e ainda não tinha recebido, entrei com um processo na Secretaria de Educação e aguardei. Eles elaboraram um certificado de conclusão, mas é do ENEM e com a data de 2016. Eu terminei o ensino médio regular, e queria meu certificado de 2013, mas me disseram que por esse do ENEM ter saído no Diário Oficial eu não posso pegar o de 2013. O que devo fazer?
Dryelle, poxa que situação… não sei lhe responder … precisaria analisar os documentos e os processos…
Recomendo que faça consulta com um advogado para que ele entenda o que aconteceu e qual procedimento é possível fazer extra ou judicialmente…
abraços
Muito obrigada Sonia!!!
Sonia estou com uma duvida, fiz o supletivo a distancia pelo Instituto Latino de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro em 2012, como comentado anteriormente, entrei na faculdade e não tive nenhum problema porem passei a não acreditar na veracidade desse diploma. Resolvi trancar a minha matricula e começar do zero, fiz o Enem e consegui eliminar boa parte das disciplinas, o restante conclui pelo Ceeja.
Ontem, ao retornar na faculdade para me inscrever e começar novamente o meu curso do inicio, as atendentes da secretaria me informaram que eu posso eliminar as disciplinas que já cursei e não deram muita importância para o que eu expliquei que aconteceu em relação ao Diploma de Ensino Médio entregue anteriormente, acho que elas não tem esse tipo de conhecimento, tal diploma que tenho certeza ser falso, mesmo eu dizendo que para todos os efeitos, conclui o Ensino Médio em 2018, de acordo com o meu Histórico e Certificado verdadeiro.
A minha duvida é a seguinte, será que voltar a faculdade eliminando o que já cursei pode trazer problemas futuros? Pois eu entrei na faculdade em 2014…em 2015 eu tranquei a matricula….2018 conclui o Ensino Médio e estou retornando agora.
Ou seria aconselhável começar do zero para não ter problemas?
Angelica o que seria o ideal:
Eu acho melhor começar do zero da seguinte forma:
1) Ter um NOVO RA. Daí seria um NOVO ingresso e um NOVO processo acadêmico;
2) Com um NOVO RA – Registro Acadêmico,você solicita a dispensa de disciplinas já cursadas;
3) Deste modo não haverá nenhum problema porque o certificado apresentado será o válido e as datas de término do ensino médio expressa no certificado e a data de ingresso na faculdade não serão conflitantes.
abraços
Então Sônia, eu fui na secretária de educação responsável pela escola hoje, e a moça da inspeção me informou lá, que meu documento ta tudo OK que esse que não terei problemas, pode acontecer no máximo de meu curso pedir para reconhecer a assinatura da inspetora escolar e eu consigo abrir esse processo lá dentro mesmo. Mas ela disse que se eu quiser posso fazer o encceja ano q vem pq no ceja por eu ja ser publicada eles não vão querer me publicar novamente, ai só para garantir ano q vem farei o encceja.
Larissa, muito bom!! Sucesso para você!!