Tenho recebido muitas perguntas de jovens adultos angustiados com o seguinte problema:
– Fizeram o Supletivo/Ensino Médio, em geral, à distância;
– Pagaram todas as mensalidades;
– Receberam o certificado do Ensino Médio.
Mas ao prestar o vestibular e serem selecionados no ato da matrícula na faculdade se deparam com um grande pesadelo:
“ O seu certificado de ensino médio não é válido.”
Se forem do Estado de São Paulo:
“ O seu certificado de ensino médio não é válido e seu nome não consta do GDAE.”
Coloque-se nesta situação!
Mas tem casos piores:
Você ingressa no Ensino Superior, termina o curso, pagou todas as mensalidades e na hora de receber o seu diploma de graduação é informado pela secretaria da faculdade:
“ Não podemos conferir-lhe o diploma porque o seu certificado de ensino médio não é válido.”
Estes casos relatados acima não são exceções. São vários casos iguais a estes que são relatados aqui no blog e fico pasma e me pergunto: como é que há tanta escola de supletivo de ensino médio,na modalidade à distância fajuta?
Diante do pesadelo, estes jovens adultos saem em busca de informação: o primeiro passo é ir até a escola. Mas cadê a escola? Sumiu. Não há como entrar em contato porque a escola encerrou as atividades deixando-os a ver navios.
Soube de um caso recente de um casal que conquistou na Justiça o direito de regularizar o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ambos fizeram a matrícula no Colégio Borba Gato em São Paulo e nele estudaram o conteúdo à distância, mas fizeram as avaliações presenciais, isto é, na sede do colégio. Ocorre que não sabiam que o Colégio Borba Gato era, na verdade, um pólo de ensino à distância do Centro Educacional Carioca, a escola localizada no Rio de Janeiro.
Uma escola do Rio de Janeiro não pode certificar um aluno que mora em São Paulo mesmo que o ensino seja feito a distância e o mesmo ocorre com escolas de São Paulo que não possuem autorização para ensinar a distância alunos de outros Estados. Se isso ocorrer o certificado de conclusão não é validado.
Neste caso, o juiz expediu ofício ao Secretário de Educação dar visto confere nos certificados e registrar o casal no GDAE.
De modo que se você está vivendo esta mesma situação, entre em contato, posso ajudá-lo, seja analisando o seu caso para lhe orientar. Entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
Em 209 concluí o supletivo on-line na EPEC-AVM estado do RIO DE JANEIRO, recebi o diploma, histórico no verso e publicado no D.O.RJ.,até ai tudo tranquilo, eu ja fiz 3 cursos tecnicos, Corretor de imóveis, eletrotécnico pelo senai de são José SC e de protético dentária pela escola qualificar de Florianópolis, todos aceitaram meu diploma de ensino médio.
Agora gostaria de frequentar a faculdade de odontológia, mais sei que vão me pedir o histórico escolar do ensino médio atualizado, ai é que complica pois a escola ja não existe mais e ja tentei entrar em contato com o Seeduc do rio de janeiro, mais ja delegaram a tarefa para eu enviar a documentação a instituição que é essa já extinta.
Eu tenho diploma de corretor de imóveis, protético e eletrotécnico em mãos . Acredito que deu para ter uma ideia do meu problema.
Eu gostaria de ter meu ensino médio registrado no GDAE para futuras consultório
Teria como me ajudar?
Fabricio,
O EPEC-AVM foi vendido para o Centro Educacional Carioca no ano de 2008, depois 2009 esta escola é extinta transferindo a mantença para o Centro Educacional Carioca que passa a ser responsável pela documentação escolar e que deveria se ater em suas operações, aos limites Geográficos do Estado do Rio de Janeiro.
Portanto, desde 2008 a EPEC-AVM não poderia ter efetiva nenhuma matrícula ainda mais fora do Estado do Rio de Janeiro.
Se você nunca morou no Estado do Rio de Janeiro e recebeu essa documentação no ano de 2009, não irregularidades e você oficialmente não concluiu o Ensino Médio.
As escolas que certificaram você por intermédio de sua documentação escolar do Ensino Médio da EPC-AVM não observaram que a EPC-AVM já estava extinta em 2009, mas a faculdade poderá observar.
De modo que na minha opinião você deveria prestar o ENCCEJA 2024, ou cursar um EJA público (NUNCA VIA INTERNET) e somente após ingressar na faculdade.
Que eu saiba o GDAE é um cadastro de aluno do Estado de São Paulo. Somente alunos que estudaram no Estado de São Paulo em escolas regulares é que terão o registro no GDAE.
certo?
É o que eu posso lhe orientar por aqui.
abraços
Professora Sônia!
Boa tarde!
Preciso de uma orientação, fiz o ensino médio a distância na EPEC saiu no diário oficial mas ao me matricular na faculdade eles disseram que a escola está cassada.
Fiz até o 3 semestre e agora a faculdade me bloqueou.
Falou que tenho que começar dozwrocaso não entregue uma declaração de vericidade.
Por favor o que faço?
Obrigada
Núbia, isso mesmo, infelizmente.
Você deve prestar ENCCEJA em 2025 ou cursar o CEEJA se for do Estado de São Paulo. Jamais curse Ensino Médio online porque a maioria não é credenciada e não vai resolver o seu problema.
E , após você ter o certificado de conclusão do Ensino Médio em mãos entre novamente na faculdade, com nova matrícula e peça para a faculdade dispensa das disciplinas que você já cursou e foi aprovada.
Não tem saída , tem que refazer o Ensino Médio e retomar a faculdade.
abraços
Boa professora, tudo bem ?
Terminei minha graduação e a faculdade informou que o certificado do ensino medio não estava com carimbo ou seja não estava validado, só que a escola que fiz o ensino médio nao existe mais , foi escola particular supletivo, o que devo fazer
Olá Vinicius,
Depende da escola…
Mas a priori o que eu diria é procurar a Secretaria de Educação do seu Estado que é a responsável pela documentação das escolas extintas. Se a Secretaria encontrar o seu prontuário de aluno ela emitirá uma certidão de escolaridade, caso contrário , terá que refazer o Ensino Médio em escola credenciada para não cair em outro golpe, ok?
Caso queira consultar-se comigo, o valor da consulta é R$ 68,00 (Pix) e poderei analisar a sua documentação escolar para lhe dar maiores e melhores orientações. Entre em contato caso precise: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Com baseno que li aqui, meu histórico não tem validade, pois em 2009 fiz o EJA pela instituição EPEC-AVM no estado de São Paulo, hoje vejo no histórico que a instituição era do Rio de Janeiro, a qual não atua mais, porém o mesmo CNPJ esta ativo pela instituição AVM, mas me informaram que não respondem pelo ensino médio da EPEC, me direcionando aa procurar a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. Mas o que me parece não vai adiantar sendo que é de outro estado não é?
Hoje moro no estado do Paraná estou no 4º semestre de Pedagogia, como devo proceder, trancar e refazer o 3º ano do ensino médio? Pois era só esse ano que me faltava terminar. Por favor me ajude, resolvi retomar os estudos aos 37 anos e agora esse problema me vem a tona, estou tão descepcionada!
Adriana, respondendo:
1) Refazer o 3o Médio, com certeza, poderá prestar ENCCEJA , inscrição em Maio e exame em Outubro de 2023
https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/vestibular/2023/03/edital-encceja-2023.pdf
2) Se a faculdade não impedir a sua rematrícula toca o barco e continua os estudos, preste ENCCEJA e depois terá que pedir a convalidação de estudos para o Conselho Nacional de Educação. Se o CNE deferir o seu pedido tudo certo, caso contrário, terá que refazer o que estudou no curso de Pedagogia ou acionar a Justiça.
abraços
Olá,
Meu esposo realizou no ano de 2006 o curso de ensino médio a distância pela Escola Jardim Triunfo na época com Polo no Estado do Espirito Santo . Recebeu o certificado com carimbo e assinatura da Seeduc -Rj, assim como foi publicado seu nome no DIO-Rj. Mas recentemente, a faculdade bloqueou a rematricula, alegando que o referido certificado não é valido, para sua surpresa, ele estando agora no sexto período.
Recebemos informações da seeduc, que o acervo encontra-se em local desconhecido, porém a escola tinha na época autorização para funcionar.
O que vc sugere? Preocupação total com tudo isso.
Parabéns pelo site.
Mary,
Infelizmente ele deve refazer o Ensino Médio buscando escola pública para não ser mais uma vez vítima de estelionato e depois solicitar convalidação de estudos junto ao Conselho Nacional de educação, só assim a faculdade permitirá o retorno dele.
Eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE , orientar envio e acompanhar o processo. Caso precise entre em contato na época que seu esposo estiver com o certificado de conclusão do Ensino médio novo e em mãos.
ok? abraços
Sônia, gostaria de saber se os certificados de conclusão do ensino médio do instituto latino de ciências e tecnologia, expedidos até 2012 e com nome publicado no diário oficial e visto confere: carimbo e assinatura do inspetor da SEEDuc, são tidos como válidos ??
Desde já agradeço!
Mateus Santos, não, em regra, são ilegais porque houve uma fraude mesmo… direção e secretaria que assinam o certificado nunca trabalharam na escola… esta informação consta de processo criminal.
Então, refaça o Ensino Médio.
att
Uma pergunta: o instituto latino de ciências e tecnologia, tinha autorização para funcionar até 2012 , correto? Significa que os certificados expedidos no ano de 2012 + visto confere, são válidos, correto?!
Como a instituição se envolveu em problemas ilícitos, os alunos que fizeram o negócio corretamente não podem sofrer com o ilícito. Após o ano de 2012, tudo bem, porque não tem direito mais líquido e certo, mas de 2012 para trás, não.
Faço a pergunta, porque sou Advogado e estou com uma causa nesse mérito para um cliente. Preciso saber mais informações.
Obrigado!
Mateus Santos, a sua tese está correta, mas há uma variante que você não sabe, a maioria dos certificados foram assinados por direção e secretaria que NUNCA trabalharam na escola, o que significa que há uma avalanche de papéis totalmente falsos nas mãos de alunos … Então… se for o seu caso , o que você tem em mãos é fraude…
Caso queira mais informações sob consulta. Entre em contato saranha@mpcnet.com.br que lhe passo a manifestação do SEEDUC e do processo criminal que obtivemos durante uma ação.
Não entre com ação judicial que perderá.
Oriente seu cliente a refazer o Ensino Médio e esquecer essa documentação.
Qualquer outra dúvida estou a disposição sob consulta saranha@mpcnet.com.br
abraços
Bom dia !
fiz o Ensino Médio no Instituto de Educação Bertioga em 2002 e a mesma era filial com matriz em SP desde 1996 porém só foram cassadas em 2005, liguei na Prefeitura de Bertioga a Secretaria do núcleo vida escolar confirmou que a escola era particular e inclusive tinha parentes e vários amigos que lá trabalharam e vi também a razão social em que foi cassada somente após minha conclusão 2005 e me formei em 2002 ou seja ela funcionou e fui na secretaria da educação da minha cidade e a Coordenadora disse que meu diploma era falso aparentava, pois o dono da escola não fazia provas e era so pagar que ele dava o diploma e falei como fiz as avaliações e ela sabia explicar tudo, então, falei como uma escola fica aberta de 1996 até 2005 com vários processos de ex funcionários, bem como fornecedores e até mesmo o diretor que assinou minha conclusão e carimbou está respondendo processos pela instituição, ou seja, ele colocou até que era sócio e não tinha como penhora nada pois o lucro dele era somente a escola e na razão social prefeitura tudo confirmaram que existiram 2 escolas ambas deram falência e por eu ter me formado na época ela ativa tenho todos prints de processos cnpj etc e até mesmo meu diploma. Será que teria como causa ganha pois nao tengo condicoes de fazer provas apos 20 anos e por direito paguei na epkca ate para refazer uma avaliacao a qual nao passei e agora ? me senti lesado e como a coordenadora do.nucleo vida escolar da minja cidade tinja tanta certeza dando detalhes valores etc ou seja pesquisei e nao vi um aluno reclamando… ate a vida escolar de Bertioga disse existiu a escola sim e em 2002 estava funcionando normalmente ou seja seria como eu comprar uma moto em 2002 e pagar dpvat licenciamento e depois de anos falsrem que o chassi e fraudado ou seja razao social prefeitura etc nao fala nada ? e ao voltar a vida escolar da minha cidade tive que assinar um.termo e la dizia EX ESCOLA foi cassada em.2005 ou seja ex entao ate 2002 eu estava dentro da normalidade causa ganha ne so com esse doc deles mesmo e alem.do.mais colocaram que .2011 atraves do diario oficial alunos foram chamados para refazer provas eu nao tengo costume de compra diario oficial nao cabe ter que ler todo dia nao tengoncostume disso e ai falaram que perdi a propria moca da prefeitura disse se tem razao social nao se abre assim uma escola e do nada abir sem passar por tramites e tenho do ensino fundamental tbem nao consta o GDAE e nem visto confere de ambos ou seja e ela mandou eu ira ate a escola do fundamental e me resolver por la ou seja esse tempo todo rundamental me formei em 97 olha o controle deles como pode ? e por fim a coordenadora disse se o judiciario deferir teu caso ai voce vokta e eu faco o GDAE e visto e confere ou seja ela dando certeza com detalhes que o di0loma era falso e depois fala isso e nao coloca o motivo no doc so colocando q em 2005 foi cassada e wu que terei que pagar o pato sendo que me formei bem antes em 2002 e passei ate em empresas grandes e tudo normal alem de enviar para a maçonaria que pesquisam ate a escola e o diretor ta foragido ela disse ou seja sabia ate valores e data de quando eoe fugiu e tudo achei estranho…
creio que seja causa ganha a escola burlou apos por motivos trabalhistas e nao pagalenro de iptu etc Me ajude por favor estou com CID F43 F33 F10 e fiquei nervoso me sentindo enganado e pensando que se nao vo atras e como ficaria meu caso iludido ? pois nem meu cunhado que é delegado ouviu nada sobre a escola ser venda de diploma falso eu achei muito estranho fiz avaliacoes so ano tenho como provar as promissorias mas paguei em cheque na epoca de meu pai que foi a obito enfim aguardo uma resposta pois vi que pelo judiciário vários passaram ate pq a data estava ativa a escola 2002
Jefferson,
O seu caso tem vários nós, vou tentar elucidá-los:
1) Fato pedagógico: o fato pedagógico é que o aluno tem necessariamente que ter como comprovar a conclusão do Ensino Médio com documentos escolares aprovados e/ou conferidos pelo poder público. Sem a convalidação dos documentos escolares pelo órgão público, oficialmente o aluno não concluiu o Ensino Médio.
2) Escola de Ensino Médio é supervisionada pelo Estado e não pela Prefeitura. Quem pode lhe informar a respeito desta escola é a Diretoria Regional de Ensino de Santos que é responsável por supervisionar escolas particulares e públicas estaduais de Santos e região. A Diretoria Regional de Ensino de Santos está atrelada a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo porque as escolas Médias particulares são de responsabilidade do Estado e não do Município.
De modo que você deve pedir informação desta escola para a Diretoria Regional de Ensino de Santos visando saber a respeito de sua documentação escolar.
5) No Estado de São Paulo toda escola legal, regular e lícita cadastrará seus alunos no GDAE. Se o aluno não tem registro no GDAE seja do Ensino Fundamental ou Médio, significa que houve falha do procedimento da escola e, consequentemente, o que o aluno estudou nada vale porque o Estado, por intermédio da Secretaria de Educação do Estado não convalidou os estudos.
6) Você pode ter estudado, ter sido avaliado, ter pago o ensino, mas se a escola era irregular ou era ativa mas não registrou o seu nome enquanto concluinte no GDAE , você não concluiu o Ensino Médio.
E o que fazer…
Dependerá do que a DRE Santos lhe disser, mas se ela disser que não encontra o seu prontuário de aluno no arquivo da escola extinta, significa que terá que refazer o Ensino Médio porque não é possível acionar a Justiça e ela lhe conferir um ensino que não consta.
O melhor é refazer em um CEEJA (escola pública, gratuita, flexível e rápido) que não precisa frequentar basta fazer as avaliações ou prestar o Encceja – Exame Nacional de Competências e Certificados de Educação de Jovens e Adultos.
Mas primeiro terá que saber o que aconteceu junto a Diretoria de Ensino de Santos.
abraços
Boa noite
Estudei em uma escola e a mesma ainda está aberta e me forneceu um histórico falso, estou no último ano da faculdade e a secretaria me informou que meu histórico é falso.
Na época frequentei aula e fiz uma prova no Rio de Janeiro, sou de Sorocaba São Paulo
Preciso de ajuda para conseguir me formar
Douglas
Morar no Estado de São Paulo e receber certificado de escola de outro Estado já por si só é uma irregularidade.
Recomendo:
Curse CEEJA – é público, flexível e rápido e seguro
Depois, faça a convalidação dos estudos junto ao Conselho Nacional de Educação. Eu presto serviço para elaborar o doc para o CNE e orientar. Na época que você estiver com o NOVO certificado emitido pelo CEEJA se precisar , entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Olá Professora! meu nome é José e moro no interior do estado do Rio,
Conclui ensino médio em 2008. Fiz no Jardim Escola Triunfo Entidade Mantenedora Jardim Escola Vitória Ltda Me Cnpj 02.194.100/0001-21. Cursei Técnologo em RH (02 anos)na faculdade Censupeg (semi presencial), conclui, colei grau, peguei histórico e declaração de conclusão. No dia 10/11/2021, entraram em contato pedindo para reenviar certificado do ensino médio, com as notas, já que o que eu havia enviado com assinaturas, Publicação em DO e Registro, consta as matérias e a palavra ” APROVADO” na frente de cada uma e não as notas; com isso, tentei contato com a referida escola ( Triunfo) e não obtive êxito. A Censupeg informou que não pode me fornecer diploma sem histórico com as notas, Estou terminando uma Pós Graduação na mesma instituição e estou desolado!
Como descobrir se ele é inválido? na parte da frente tem assinatura da Marcia Silveira – Diretora Mat Reg 13.699/MEC e de uma secretária Andréia Simões Rosário. atrás tem a parte do histórico dizendo aprovado.e o fundamento legal: O presente certificado foi emitido com base no parecer nº 939 de 03 de setembro de 2002 do conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de janeiro,publicado no diário oficial/RJ de 22 de outubro de 2002, tendo, o mesmo,validade em todo o território nacional. O presente documento foi registrado so o nº28896 em FLS 169 dpo livro ….. neste estabelecimento,conforme listagem publicada no D. O. de 26/05/2009 FLs10 Parte V. Vi uma orientação para entra no fala.br e solicitar certidão no SEEDUC e o fiz!
o que me intriga é que: fiz dois anos de faculdade , colei grau, peguei histórico e declaração de conclusão, to fazendo e qse terminando pós e agora querem outro certicicado que contenha notas?
José, infelizmente esta escola teve irregularidades e foi extinta.
De modo que você terá que solicitar junto a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro uma certidão de escolaridade.
Não tem mais como obter o histórico escolar com as notas, o que você poderá conseguir , se não houve fraude, é que a SEEDUC emita uma certidão de escolaridade.
Entre em contato com a SEEDUC para saber qual é a Metropolitana Regional responsável por esta escola e depois envie para ela a sua documentação escolar solicitando a certidão.
ok?
Outra saída é refazer o Ensino Médio e depois convalidar os estudos junto ao Conselho Nacional de Educação.
Outras informações detalhadas sob consulta (valor dos meus honorários) entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Boa tarde, professora! Li alguns casos semelhantes ao meu. Em 2009 fiz o supletivo pela EPEC-AVM em um polo de Diadema-SP, onde morava na época. Hoje moro em Feira de Santana -BA. Fiz a prova no estado do Rio de Janeiro e o diploma veio com todas as assinaturas, reconhecido firma, com a data da postagem do Diário Oficial, dia 22/05/09. Consultando na internet sobre a escola, acabei vindo parar nesse blog e vi vários problemas com essas escolas. Daí entrei em contato com a SEEDUC do Rio via email através do FALABR, me pediram pra eu preencher um requerimento que mandaram e meus documentos e enviar todos em PDF pra abertura de processo eletrônico SEI. Nesse requerimento tem a opção de pedir a CERTIDÃO DE ESCOLARIDADE COM FORÇA DE CERTIFICADO. Minha dúvida é, com a sua experiência acha que terei êxito? Por que pelo jeito é demorado e não queria deixar a faculdade. Desde já muito obrigado!
Elton,
Sim, é demorado.
E a chance de obter êxito é pequena.
Dois clientes meus conseguiram (de centenas) mas não era desta escola.
Mas .. é o jeito.
Ou refazer o Ensino Médio, se puder, ok?
abraços
Boa tarde Elton, tambem fiz pela EPEC-AVM em 2009, porém não me lembro onde ela se localizava, não sei tinha vários ou só m endereço, o fato é que iniciei a faculdade de pedagorgia, porém me pediram o certificado mas a unica coisa que possuo é o histórico escolar. Ainstituição está extinta e meu nome não está no diário oficial.
Hoje moro no estado do Parná estou totalmente perdida e sem chão, não sei o que fazer.
Olá , tenho uma duvida , fiz enseja em sp e só fiquei pendente em matemática , até aí peguei o certificado parcial a eliminação das matérias , depois com ele em mãos dei entrada em 2020 no EJA da faculdade Uninter em EAD por estar na pandemia , em um polo em Itu sp , e finalizei a matéria pendente de matemática em fev de 2021 , recebi o certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio , mas veio tudo do Paraná onde a escola matriz faculdade . Mas agora quando fui dar entrada em uma faculdade em sp a Uninove , estão pedindo , Gdae , diário ou laudo confere ? Sendo que a escola sendo do Paraná não emite isso pelo que eles me disseram ? Me enviaram uma carta de conclusão dos estudos com as páginas da secretaria do Paraná dizendo que o curso e legalizado e escola consta nos diários deles para emitir os certificados mas , mesmo com isso as faculdades de sp e cursos técnicos não querem aceitar sem Gdae ou outros documentos que seja da secretaria de educação e não da Uninter que e faculdade também , para cursar com eles não tem erro , mas se quiser cursar aqui em sp em outra estou tendo esse problema ? Como faço fico presa só a essa faculdade Uninter , sem poder fazer em outro estado ? Como legalizo os certificados para valer aqui em sp também e cadastrar Gdae ou visto confere de pedem ? Se puder me orientar ou tiver alguém para me ajudar aqui em sp , eu pago . Muito obrigada desde já .
Olá, sou de Caruaru/PE, fiz supletivo pela escola CENTRO EDUCACIONAL FUTURA, formada no ano de 2010 no ensino médio, ingressei em um curso EAD e estão solicitando LAUDA GDAE ou publicação no diário oficial, já tentei contato com a escola e não há número que funcione, também já liguei para o diário oficial para ver a publicação mas não acharam, o que fazer nessa situação?
E se for inválido o diploma, o que fazer?
Há possibilidade deles expedir novo diploma obrigatoriamente?
Atenciosamente,
Ângela Barreto.
Angela,
1) A escola está extinta, não há nada a fazer junto a ela
2) Tente abrir processo administrativo junto a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro solicitando certidão com força de certificado. Você pode fazer isso por intermédio do Fala.br , tem que fazer cadastro e depois indicar a SEEDUC .. https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
Se for inválido você terá que refazer o Ensino Médio em uma escola do seu Estado.
Não obrigatoriamente. Eles tem que encontrar seu prontuário de estudante junto aos arquivos da escola extinta, mas se não encontrarem, porque essa escola era irregular, não há como eles emitirem documento de conclusão do Ensino Médio e você OBRIGATORIAMENTE, terá que refazer o Ensino Médio.
ok?
abraços
Conclui ensino médio em 2012. Fiz no Jardim Escola Triunfo Entidade Mantenedora Jardim Escola Vitória Ltda Me Cnpj 02.194.100/0001-21. e agora descubro que pode ser inválido, sendo que comecei falculdade agora, porem a faculdade disse que estava certo o historico e o certificado. e tambem tenho o nome do diário oficial 05/04/2013.
Moro no estado do Rio, como vou resolver isso agora? Como descobrir se ele é inválido? na parte da frente tem assinatura da Marcia Silveira – Diretora (que vi que ela cumpre medida cautelar) e de uma secretária. atrás tem a parte do histórico dizendo aprovado.e o fundamento legal: O presente certificado foi emitido com base no parecer nº 939 de 03 de setembro de 2002 do conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de janeiro,publicado no diário oficial/RJ de 22 de outubro de 2002, tendo, o mesmo,validade em todo o territorio nacional. O presente documento foi registrado so o nº ___ em FLS ___ dpo livro tal neste estabelecimento,conforme listagem publicada no D. O. de 05/04/2013 FLs72.
O que devo fazer?
Lucas,
como vou resolver isso agora? Como descobrir se ele é inválido? O que devo fazer?
Entre no Fala.br https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
Clique em solicitação.
Depois escolhe Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC
Solicite certidão com força de certificado ou certidão de escolaridade.
Eles irão lhe enviar e-mail orientando para enviar e-mail para a Metropolitana/SEEDUC responsável por esta escola e com orientação de documentos a serem enviados.
Você fará isso.
Se a SEEDUC lhe disser que não encontra o seu prontuário de aluno nos arquivos da escola extinta, daí terá duas opções:
1) Acionar a Justiça contra a SEEDUC para forçá-la a emitir certidão com força de certificado
ou
2) Refazer o Ensino Médio em escola pública – CEEJA ou prestar o Encceja (2022)
Caso precise de indicação de advogado posso lhe indicar, entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
ok?
Boa noite professora sônia…A senhora pode me dar um conselho.É que, eu terminei o ensino médio em 2011, só que a escola estava sendo processada, por motivo de fraude…A escola e jardim triunfo do Rio de janeiro.Inclusive ela
me deu o diploma e publicou meu nome no D.O. Eu moro também no Rio, será que esse diário oficial é valido ? Obg!
Sidney, essa escola é problemática… e a publicação no DOERJ não é garantia de validade não … você deve buscar a Metropolitana IV protocolometro4@educacao.rj.gov.br e solicite certidão de escolaridade. Se eles encontrarem o seu arquivo lá tudo certo, caso contrário, terá que refazer o Ensino Médio via Encceja .. melhor caminho, ok?
abraços
Olá, Sônia Boa tarde !
Cara Sônia, meu nome é Júlio César em 2012 fiz supletivo , pois me faltava terminar o 2 e 3 colegial do ensino médio , está escola ficava na zona sul de SP , depois de estudar e fazer as provas recebi um certificado , histórico e um papel do D.O do estado do Rio de Janeiro, onde consta meu nome com concluintes do ensino médio.
Eu também pesquisei via Internet no diário oficial On- line consta as mesmas informações.
Pois bem esse certificado veio em nome de CENTRO CARIOCA DE ENSINO SUPERIOR nele na parte de trás conta um selo de fiscalização da corregedoria do estado do Rio
Consta também o carimbo do cartório Ofício de notas 12 do Rio de Janeiro.
Um papel assinado com os dados da publicação no de D.O e com o número da matrícula autenticado.
Nesse caso é golpe ou é possível que seja verdadeiro.
Júlio não tenho como afirmar se sua documentação é válida sem fazer análise dos documentos, mas adianto que no Estado de São Paulo as faculdades ou concursos públicos não estão aceitando documentos escolares do Ensino Médio, na modalidade à distância, oriundos do Estado do Rio de Janeiro.
Recomendo que refaça o Ensino Médio em um CEEJA ou preste Encceja, ok?
abraços
Boa Tarde Sonia,
Estudei em 2003 o Supletivo no colegio 29 de Junho no interior de Sao Paulo em Lencois Paulista, fiz curso tecnico e nao tive problemas. Estou cursando o Ensino Superior e fui questionado pelo certificado do Ensino Medio por nao ter o registro no GDAE, e que preciso entrar em contato com a escola para regularizar a minha situação. Ao entrar em contato com a escola, descubri que nao existe mais e vi varios comentarios de alunos na mesma situação que a minha o que devo fazer?
Oziel Alves, você deve buscar a Diretora de Ensino de Bauru, responsável pelas escolas de Lençóis Paulista. R. Campos Salles 43 – VILA FALCAO Telefone: (14) 3108-0000 – (Central – PABX) ou (14) 3108-0020/23/24
Se a escola que você estudou era regular, os arquivos dos alunos estão na DE. Entre em contato e verifique o que aconteceu na escola e por qual motivo a escola não fez o registro no GDAE.
ok?
abraços
Bom dia Prof. Sonia.!!!
Conclui o 8° serie e ensino médio no supletivo do colegio 29 de junho e apos a conclusão a escola foi fechada por irregularidades.
Meu histórico c data anterior ao fechamento. Fui na Diretoria Sul 1 e eles deram como improcedente minha solicitacao do histórico escolar. O que devo fazer?
Fátima, poxa…
1) Se tiver condições financeiras posso lhe indicar uma advogada de São Paulo para analisar o caso para verificar se é possível acionar a Justiça.
2) ou vocÊ poderá refazer o Ensino Fundamental, via CEEJA , no Clara Mantelli (público e flexível não precisa frequentar) que fica no Brás ou em outro CEEJA mais próximo de sua residência.. ou mesmo prestar o Encceja.
ok?
Olá Sônia. Fiz meu ensino médio via ead em São Paulo, mas o certificado veio como centro educacional carioca. Fiz curso técnico e faculdade e não tive problemas na matrícula mas agora a universidade está questionando sob a veracidade do certificado para entregar meu certificado de conclusão . Como posso agir? Devo entrar com advogado ? Sabe me dizer se é um processo muito caro para regularizar?
Mario Franco
1) Verifique se no verso do seu certificado há visto confere (carimbo da SEEDUC e assinatura de inspetor escolar), verifique se vc tem o seu nome publicado em Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro enquanto concluinte; verifique a data da emissão do seu certificado e se nessa data o Centro Educacional Carioca tinha autorização .. até 2008 ele tinha… Se tudo isso tiver correto você pode…
1.1) Acionar a SEEDUC no Rio de Janeiro para que ela emita certidão com força de certificado.
1.2) Após abrir processo administrativo junto a SEEDUC 1.1 – e não obter resposta em 25 dias, por exemplo, constituir advogado no Rio de Janeiro para acionar a Justiça e solicitar certidão com força de certificado. Somente nessas condições que dá para acionar a Justiça (posso indicar advogado para isso)
1.3) Se os requisitos apontas no item 1 não estiverem de acordo o seu certificado é inválido e não resolve a Justiça. Terá que refazer o seu Ensino Médio.
2) Refazer o Ensino Médio é o caminho mais barato e resolve .. faça CEEJA – Clara Mantelli supletivo gratuito, público e flexível, não precisa frequentar, basta marcar as avaliações. Sendo aprovado terá um certificado válido e sem problemas futuros.
3) Com o novo certificado terá que solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos para que a faculdade emita o seu diploma de graduação. Em regra o CNE tem deferido os pedidos e as faculdade emitem o diploma. Dá trabalho mas resolve. Neste ponto eu presto serviço de elaborar o documento para o CNE mas cobro honorários, caso precise entre em contato, saranha@mpcnet.com.br.
ok?
abraços
Olá, Sônia no meu caso estudei na escola Centro de Formação de Aplicação e Cultura – CFAC, aqui no RJ em 2016. No certificado tem o carimbo e assinatura do diretor e da secretária e também da professora inspetora e diário oficial também tá certinho, porém na faculdade estão pedindo 2° via do Histórico/Certificado com carimbo de registro da Secretaria de Educação e enviar juntamente com o Diário Oficial. E não sei o que fazer?
Douglas, você terá que abri um processo junto a SEEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e solicitar certidão com força de certificado. Para isso terá que ir até o Rio de Janeiro em um Poupatempo para fazer a solicitação. Também tem um modo via FalaBR mas não sei bem se funciona… terá que testar.
Se a SEEDUC não lhe der uma resposta em um prazo de 20 dias vocÊ poderá constituir um advogado para acionar a Justiça do Estado do Rio de Janeiro contra a SEEDUC para que esta lhe forneça esta certidão desde que além do visto confere em seu certificado, você tenha o seu nome publicado no DOERJ e a data de emissão do certificado a CFAC tinha autorização de funcionamento.
Outra opção é fazer um outro Ensino Médio se possível em um CEEJA (escola pública e flexível) para obter um certificado válido e depois solicitar junto ao Conselho Nacional de Educação convalidação de estudos.
Eu presto serviço de escrever este documento mas cobro honorários de R$ 250,00 para fazê-lo. Caso chegue neste ponto e precisar acionar meus serviços entre em contato: saranha@mpcnet.com.br
abraços
Bom dia professora!
Primeiramente quero louvar a sua a voluntariedade e atenciosidade para com os alunos e ex-alunos em responder “todos os comentários” deste blog.
Minha situação é a seguinte:
Concluí no ano de 2003 o ensino médio no Colégio 29 de Junho em Santo Amaro-SP. Esse ano (2019), decidi ingressar em uma faculdade, em curso tecnológico modalidade EAD, porém fui informado pela secretaria da UNOPAR que não possuo registro no GDAE, e que preciso entrar em contato com a escola para regularizar a minha situação.
Em pesquisa pela internet, descobri que o referido colégio foi extinto. e descobri que outros alunos do ano de 2003 estão com o mesmo problema.
diante disto, o que fazer, se o colégio não existe mais?
Obrigado pelo retorno certo.
OBS: Não resido mais em são Paulo. Atualmente estou na Bahia.
Eduardo, agradeço , cada um deve fazer a sua parte, não é isso? Não à toa estudei (graduação e pós-graduação) em universidade pública (UNICAMP) com bolsa de estudo pelo CNPQ fruto dos esforços dos impostos de todos os brasileiros. De modo que retribuo a minha formação ainda que de forma modesta neste meu blog.
1) O primeiro passo é buscar informação oficial junto a Diretoria de Ensino Sul 1 – (11) 5094-4100. Perguntar para a supervisão de ensino qual o procedimento a ser seguido.
2) Se a DE Sul 1 não der um caminho promissor.. e você estando na Bahia, dificulta bastante..porque você terá que cursar novamente o Ensino Médio em um supletivo. Porque se a escola no período que você cursou era irregular e foi extinta, talvez não tenha como a Diretoria de Ensino emitir um certificado e você terá que refazer seus estudos. Uma opção é prestar em 2020 o Encceja , inscrições (se não mudar) serão em Maio e o exame em Agosto.
ok?
abraços e sucesso.