Quando dizemos que a avaliação é do processo de ensino/aprendizagem o que estamos querendo dizer com isso?
Estamos querendo dizer que a avaliação que ocorre na escola durante todo o período letivo avalia,ao mesmo tempo, a aprendizagem que o aluno obteve e o ensino, ministrado pelo professor.
E do que se trata o processo ? Trata-se de compreender que a avaliação é de todo o decurso do período letivo que se pretende avaliar, isto é, a avaliação não se faz apenas do produto, do resultado , mas de tudo o que aconteceu ao longo de um determinado caminho.
Apesar de encontrarmos em muitos Regimentos Escolares ou mesmo no Projeto Político Pedagógico das escolas o uso da expressão avaliação do processo de ensino/aprendizagem o que na prática ocorre , de modo geral, é a avaliação apenas da aprendizagem que é expressa no Regimento Escolar em capítulo próprio.
A avaliação da aprendizagem , no entanto, não é igual em todas as escolas.
E qual o motivo de não ser igual?
Não é igual porque cada escola tem um modo de compreender o mundo, a sociedade em que vive, o ser humano. Portanto, cada escola tem uma ideologia. Não há escola neutra e este jeito próprio de ver o mundo, compartilhado com a sua comunidade escolar, adota um tipo de sistema de avaliação que mais se assemelha a esta visão de mundo.
De modo que há vários tipos de sistema de avaliação expressos nos Regimentos Escolares das escolas . A título de exemplo vou apresentar dois tipos distintos e que representam duas tendências pedagógicas mais genéricas discutidas pelo Prof.Libâneo: a tradicional e a progressista.
Em uma escola tradicional o sistema de avaliação é uma verdadeira pirotecnia matemática que está expresso no Regimento Escolar :
“…Art …Os resultados das avaliações de cada componente curricular são expressos por notas, que variam de 0,0 (zero) a 10,0 (dez)”
“A Média bimestral será calculada através da soma dos resultados obtidos na Avaliação1 + Avaliação2 + Atividades;II. A avaliação 1 terá valor máximo de 4,0 (quatro vírgula zero);
III. A avaliação 2 terá valor máximo de 4,0 (quatro vírgula zero)
IV. As atividades citadas no item I deste artigo terão valor máximo de 2,0 (dois vírgula zero), como resultado da diversidade de exercícios, pesquisas, trabalhos de sala de aula e domiciliares, definidos pelo professor;
A nota bimestral será o resultado da somatória das avaliações 1 e 2 e das atividades avaliativas realizadas no período.
A prova da Recuperação de Estudos terá valor 8,0 (oito vírgula zero).
Parágrafo Único: a média bimestral após Recuperação de Estudos será calculada com base na seguinte fórmula:
(AV1+AV2) + Rec.Estudos + ATIVIDADES = Média Bimestral
Art …. média anual igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) em cada disciplina, serão considerados aprovados ao final do ano letivo.”
__________________________________________
” …Artigo – Os resultados dos processos da avaliação contínua e cumulativa são expressos através de conceitos trimestrais e anual em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, com a seguinte significação:
I- O – o educando evidencia, de modo pleno, os objetivos propostos no processo de ensino/aprendizagem;
II- B – o educando evidencia, de modo mais do que satisfatório, os objetivos propostos no processo de ensino/aprendizagem;
III- M – o educando evidencia, de modo satisfatório, os objetivos propostos no processo de ensino/aprendizagem;
IV – I (insatisfatório) – o educando evidencia, de modo não satisfatório, os objetivos propostos no processo de ensino/aprendizagem;
Artigo – no Ensino Fundamental e Médio, o conceito anual é resultante da análise global dos conceitos trimestrais, em cada componente curricular e articulação com o processo de ensino.
Artigo – O conceito anual mínimo para promoção para a série subsequente ou a conclusão do Ensino Fundamental e Médio é M (médio) que deve sintetizar um padrão satisfatório de conhecimentos, competências e habilidades.
Artigo – O Conselho de Classe analisará de modo qualitativo o processo de ensino/aprendizagem de um ou mais componentes curriculares, dos educandos que evidenciaram de modo insatisfatório, os avanços necessários à continuidade do processo educativo – conceito anual I (insatisfatório) – visando decidir sobre a sua promoção ou retenção.”
Outro exemplo:
Boa tarde. O que é necessário para que escola mude de bimestre para trimestre? Como fica a média final?
Elza,
A escola deve definir a sua organização em Regimento Escolar e no seu Projeto Pedagógico. Basta alterar o Regimento e o Projeto Pedagógico e Calendário do Ano Letivo e após alterar terá que ser homologado pela Secretaria de Educação.
Há muitas maneiras de compor o ano letivo, pode até fazer semestral. A lei dá liberdade para a escola se organizar como quiser.
Se você organiza a escola trimestralmente:
1o trimestre Março-Abril-Maio, 2o trimestre Junho-Julho-Agosto , 3o trimestre Setembro-Outubro-Novembro.
Se a média final é 20 pontos em uma organização bimestral,significa que o aluno deverá atingir 5 pontos em cada bimestre.
Se a escola adota o trimestre o aluno poderá atingir 5 pontos em cada trimestre e atingirá 15 pontos.
ou
o aluno poderá atingir 6 pontos em cada trimestre e atingirá 18 pontos.
ou aluno poderá atingir 7 pontos em cada trimestre e atingirá 21 pontos.
Não há regra, a escola escolhe.
Também não precisa ter nota numérica, pode ter conceitos A, B ,C ou Ótimo, Regular,Bom , Ruim…
A lei federal n.9394/96 permite que a escola escolhe a sua forma de avaliar.
ok?
abraços
Boa tarde. A escola que trabalho está querendo mudar de bimestre para trimestre. O que é necessário para essa mudança? Como se faz a média final, já que antes eles tinham que atingir 28 pontos.
Elza,
Pode mudar o Regimento Escolar , Projeto Pedagógico e o Calendário que serão homologados pela Secretaria de Educação.
Se a média é 7 no regime bimestral, no trimestral continua 7 só que a pontuação final será 21 pontos se for somente somar e tirar a média.
Mas há muitos modos incluindo pesos e coisas e tal..
Veja como esta escola faz http://www.saoluis.org/base/wp-content/uploads/2018/01/REGIMENTO_ESCOLAR_2018_web.pdf
Prefiro cálculos simples…
abraços
Bom dia. Sou Secretária Escolar há 23 anos e venho acompanhando seus esclarecimentos. Muito bom. Gostaria, se possível, receber em meu email um modelo de matriz curricular com carga horária discriminada para cada disciplina do Ensino Fundamental e Médio, adaptada a nova legislação.
Obrigada.
Fátima Peixoto, obrigada!! Vou ficar lhe devendo esta! Não tenho …
Mas tem um link aqui veja se tem alguma que lhe serve http://deribeiraopreto.educacao.sp.gov.br/Paginas/Acontece/MATRIZES-CURRICULARES-.aspx
abraços!!