Lev S. Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha na Bielorrusia e faleceu em 1934, aos 38 anos. Quando criança estudou com tutor durante vários anos por meio de um método pedagógico de diálogo socrático, o que contribuiu na constituição de uma elevada capacidade inquisitiva.
Fazia leituras em russo, alemão, latim, grego, hebreu, francês e inglês. Seus interesses de estudo e formação foram interdisciplinares. Em seu tempo de estudante na Universidade de Moscou foi um leitor ávido e assíduo no campo da linguística, das ciências sociais, da psicologia, da filosofia e das artes. Formou-se em direito, estudou filosofia, psicologia, literatura e medicina.
Professor e pesquisador envolveu-se com estudos relacionados aos problemas concretos que a União das Repúblicas Soviéticas enfrentava no período pré-revolucionário.
A produção de Vygotsky está inserida no contexto em que a URSS estava sendo construída em todas as áreas – lembrando que a revolução de outubro na Rússia aconteceu em 25 de outubro de 1917. Nesse momento, o trabalho era visto como um dever a ser cumprido na construção do novo Estado Soviético.
Os problemas com os quais Vygotsky se deparou eram os seguintes:
- Analfabetismo maciço.
- Grandes diferenças culturais entre os ¨soviéticos¨.
- Quase total ausência de serviços na educação especial.
Esses foram os problemas que Vygotsky, como também Luria, Leontiev e Sakharov – seus colaboradores – se debruçaram.
A Rússia pós-revolução propiciava um clima favorável para a busca do novo e Vygotsky, juntamente com seus colaboradores, queriam construir uma nova psicologia.
A alternativa que encontraram para solucionar a crise que a psicologia se encontrava naquele momento era de uma psicologia que compreendesse o homem enquanto corpo e mente, biológico e social, membro da espécie humana e participante do processo histórico.
Como nos conta Marta Kohl de Oliveira em seu livro Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico essa nova abordagem para a psicologia fica explícita em três ideias centrais que podemos considerar como sendo os ‘pilares’ básicos do pensamento de Vygotsky:
- as funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral;
- o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico;
- a relação homem/mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos. (Oliveira/1993).
Mas o que é preciso saber para entender o pensamento vygotskyano? Escutemos a Marta Kohl.